sábado, setembro 30, 2006

WTC

The World Saw Evil That Day. Two Men Saw Something Else.




Mais que uma crítica, este texto não será por si uma análise, mas sim uma reflexão, pois não há palavras que descrevam imagens tão reais como aquelas que se passaram a 11 de Setembro de 2001...
WTC, realizado por Oliver Stone e tendo como protagonistas Nicholas Cage (na pele do sargento da polícia John McLoughlin) e Michael Pena (como polícia William Jimeno) torna-se cláustrofóbico, intenso e dá uma sensação de constante insegurança e desconforto, transpondo de certa forma a nossa presença para dentro da tela e para dentro das pessoas que passaram por todo o desenrolar dos acontecimentos.
Essa sensação de impotência e desconforto é transposta mesmo para fora da sala de cinema durante algum tempo, pois todos nós sabemos que não estamos perante um filme "holywoodesco" com efeitos especiais feitos para impressionar, mas sim feitos para recriar o sofrimento destes dois homens, bem como de todos os envolvidos nesta tragédia.
Nós não estamos perante um filme, em que tal como outros, nem todos os finais acabam felizes ou com reviravoltas recambulescas, mas estamos sim perante uma adaptação de histórias verdadeiras, de pessoas que viveram à queda das duas torres.. ou melhor sobreviveram a ela..
Fez há cerca de 2 semanas e meia, 5 anos que este trágico ataque terrorista teve as consequências que teve e em que muitos inocentes perderam as suas vidas...é verdade, não é apenas ficção, e a cada momento que passa isso transparece nas nossas caras e reflecte-se na nossa atitude e crítica sobre o próprio filme em si..
Muitas vezes a verdade nua e crua, mostra-nos faces humanas que desgostamos, mas que também nos tornam os serers únicos que devemos valorizar como tal..Pois por pequena que seja a nossa influência no mundo e na realidade que apreendemos, nunca pensamos nas pequenas coisas, que quando perdemos nos fazem tanta falta..
A coragem, a vontade de viver, a entreajuda tudo sentimentos que se manifestam entre desconhecidos e ao mesmo tempo almas que partilham tanta emoção, amor e dor..dor essa que os faz viver..para além das suas forças..
É um filme que sobretudo fala da humanidade que existe em cada um de nós e como cada um e sobretudo cada família enfrenta a mesma realidade de diferentes formas e, criando laços mais fortes que alguma vez imaginámos...suportando e reagindo de forma única e sobretudo pura.
A fotografia e a imagem transmitem-nos tanto, que o próprio silêncio e o ruído intenso conjugam-se que nem 2 idênticas gotas de água, surpreendende-nos e dando azo a questionar quanto irónico e cruel poderá ser a "escolha" de viver, de agir, de enfrentar ou de nos questionar a nós próprios..
Yours trully
PG
World Trade Center- movie trailer

1 comentário:

Alexandra disse...

Por acaso estou ansiosíssima para assistir a este filme. Deve ser estupendo! E agora com a tua recomendação, ainda vou mais depressa ;)